Post

1ª Semana de Arte da Rede Estadual no  Píer Mauá

– Secretaria de Estado de Educação

 

A banda de gaita de foles do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra, de São Gonçalo, abriu o evento na avenida principal, com muita música e emoção dos participantes. Um dos mais entusiasmados com a festa era o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

 

– É emocionante ver que temos tantos talentos na rede. Esse evento é para nossos jovens e professores, como reconhecimento pelo que eles já fazem no dia a dia. Estamos trabalhando aqui com várias linguagens em diferentes espaços – disse o secretário…

Leia mais

 

 

 

Estudantes de São Gonçalo tocam gaitas de foles, com saiote escocês

– Jornal Extra

 

A banda do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra, no bairro de Sacramento, em São Gonçalo, região Leste Fluminense do Rio, surpreende quem passa por perto nas horas de ensaio. Paramentados com o tradicional kilt — saiote masculino escocês —, alunos tocam com desenvoltura gaitas de foles. O instrumento pouco comum no Brasil reproduz não só músicas de “sotaque” europeu. No repertório, também há lugar para “Asa Branca” e “Aquarela do Brasil”, entre outras músicas dos trópicos.

 

Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Matheus da Silva Dias, de 15 anos, conta que levou apenas três meses para conseguir tocar as primeiras canções. A experiência prévia com a flauta ajudou. E o gosto pelo inusitado também.

Leia mais

 

 

 

Uma pequena Escócia completa dez anos em plena São Gonçalo

– Jornal o Fluminense

 

Cidade abriga a maior banda de gaita de fole do estado do Rio de Janeiro, que conta com 26 integrantes . O grupo Brazilian Piper surgiu como um projeto social para crianças de rua

 

Trajando os típicos kilts, espécie de saia masculina usada pelos celtas do Norte do Reino Unido, infantes preparam suas gaitas de fole. Olhos atentos à ordem do mestre, que coordena todos os passos da tropa…

Leia mais

 

 

 

Parque dos Pássaros de Rio das Ostras continua oferecendo programações culturais

– Jornal de Sábado Região dos Lagos

 

Quem não esteve no Parque dos Pássaros de Rio das Ostras na noite de terça-feira, dia 4, ainda tem a oportunidade de ver um pouco do que foi apresentado. O presépio ecológico, composto pela Sagrada Família, esculpida em tamanho real com restos de madeira, ornamentado com coelhos, patos, cabritos e outros animais de verdade, pode ser visitado diariamente, até o fim do ano, a qualquer hora.

 

Já a exposição coletiva de mais uma edição do Projeto Natureza e Arte, “Cores da Terra”, idealizada e orientada pela educadora, escultora e ceramista Ana Sian, e executada por participantes de alguns projetos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social…

Leia mais