Post

Projeto Cultural Amazing Grace

Um projeto social para jovens de comunidades carentes

Desenvolvemos este projeto com o intuito de aproximar os alunos com a música brasileira e celta, e dessa maneira promover e enriquecer seu repertório musical e intensificar sua vivência e experiência artística e musical. Acreditamos que desta forma, os jovens envolvidos nesse projeto terão maior capacidade de desenvolver o pensamento crítico, o gosto pela cultura e o respeito pela arte.

Justificativa

Já é de conhecimento amplo que a prática musical torna os jovens mais disciplinados, motivados e responsáveis, desta forma, o maestro J. Paulo desenvolveu este projeto social que ensina a música brasileira e celta a crianças e jovens, despertando nestes, a curiosidade pelo instrumento exótico e diferente. Acredita ainda, que através do conhecimento sobre a gaita de foles escocesa o aluno terá a possibilidade de conhecer outros contextos socioculturais.

Objetivo

Promover a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes, de classes sociais menos favorecidas, através do ensino coletivo da música. Espera-se com este projeto social, contribuir para a diminuição do tempo ocioso das nossas crianças e jovens, pois acreditamos que o gosto pela música, propicia um desenvolvimento saudável, longe das ruas e do contato com as drogas, prostituição e marginalidade.

Metodologia

Esse projeto é desenvolvido em sua sede com encontros semanais, divididos em atividades teóricas e práticas, e também através de apresentações e participações em eventos diversos. Cabendo ao aluno mais antigo passar os ensinamentos para o aluno mais novo.

Monitoramento dos Resultados

O principal monitoramento é a freqüência dos ensaios individuais e apresentações externas que não podem ser inferior a 75%. Outro monitoramento feito regularmente são as reuniões mensais com o grupo e a equipe de apoio multidisciplinar, onde são abordados assuntos de comportamento grupal e/ou individual, onde os alunos são avaliados e orientados.

Resultados Alcançados

Desde o início do projeto em 2002, muitos resultados positivos foram alcançados, onde podemos citar apenas alguns deles:

– Tornou-se uma banda de referência musical no município de São Gonçalo tendo participado de diversos eventos sociais, auxiliando em programas de apoio à população gonçalense;

– Melhoria significativa do comportamento dos alunos, inclusive maior aproveitamento e rendimento escolar, auxiliando ainda, na inclusão social de portadores de deficiência;

– A banda tornou-se a pioneira em gaitas de fole no município e com maior número de participante no estado do Rio de Janeiro, sendo reconhecida em São Gonçalo e toda região, recebendo um número significativo de convites para apresentações;

– Aquisição de bolsas de estudos em faculdades privadas de ensino para os alunos que terminaram o ensino médio;Entretanto, o resultado mais significativo deste projeto é sem sombra de dúvida, a mudança de comportamento dos alunos, registradas ao longo do tempo. Crianças que não tinham perspectiva de futuro, hoje se encontram muitas delas inseridas nas forças armadas seguindo o exemplo do mestre J. Paulo, outras já formadas em nível superior, profissionais qualificados e com empregos dignos. O maior resultado do projeto é ter a certeza de ter contribuído de alguma forma, no desenvolvimento destas crianças e jovens, diminuindo o tempo ocioso delas, para que ficassem longe de riscos e vulnerabilidade social.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Instituto Cultural Brazilian Piper, consciente da importância da música como um dos instrumentos de educação, socialização e cidadania, desenvolve ações que além de diminuir a exposição de crianças, adolescentes e jovens as situações de risco social, ainda destacam o município de São Gonçalo no cenário artístico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Agradecimentos

Somos profundamente gratos a todos os alunos, ex-alunos, amigos e colegas que apoiaram a realização desse projeto. Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros bons exemplos de Projetos e Programas Socioculturais que estão em desenvolvimento em nosso país e fora dele.